Capturar

Rev. Fôlton Nogueira

Bacharel em Teologia Sistemática pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição em 1984 e Mestre em Teologia Sistemática pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (1998).

Professor de Ética Cristã e Apologética no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição de 1986 a 2000; professor de Ética Cristã no Seminário Presbiteriano do Sul em 1997; Diretor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição de 1990 a 2000 e Professor no Seminário Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemus Eller em 2007 e 2014.

Pastor no Presbitério de São Caetano do Sul de 1984 a 2003 e no Presbitério Médio Rio Doce de 2004 a 2014. Atualmente, pastor do Presbitério de Belo Horizonte desde 2015.

 

Palavra do Capelão

Os Seminários diferem das Faculdades de Teologia basicamente por seus objetivos. Enquanto estas buscam principalmente informar seus alunos, capacitando-os a exercer uma profissão no sentido mais técnico possível, aqueles – os Seminários – vão além e procuram fazer com que essas informações sejam interpretadas e aplicadas dentro de uma Confissão de Fé. Usando o termo Bíblico: exprimam a “analogia da fé”.

Em um Seminário, e especialmente neste, todos os professores estão “engajados” na defesa da Fé Cristã. A Bíblia é quem orienta todo o ensino e prática: As línguas são vistas como expressão da revelação divina, como uma dádiva do Verbo Divino; a sistematização da Teologia como a possibilidade de se examinar e correlacionar a revelação divina de modo compreensível ao ser humano; a história como o registro dos atos redentivos de Deus; e as “práticas pastorais” como o exercício da providência do próprio Deus no cuidado de seu rebanho, conduzindo-o a águas tranquilas e a pastos verdes.

Em suma, o Seminário tem um compromisso com o Deus que se revela nas Escrituras Sagradas. E obviamente deseja que seus alunos – aqueles que buscam fazer a vontade do Senhor – tenham também este compromisso.

É exatamente aí que entra o trabalho do Capelão: Fazer com este compromisso, apesar dos muitos afazeres que, por vezes, tumultuam o dia a dia, nunca seja esquecido e muito menos deixe de ser praticado.

Com a ajuda de Deus essa será minha prioridade.