São Paulo, Terça-Feira  30 de Setembro de 2014
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Programa de Provas
Conhecimentos Gerais da Bíblia; Símbolos de Fé; Português e Literatura; Redação e Inglês.

Vestibular Unificado 2005

Bacharelado em Teologia - 13 de novembro de 2004

Programa de Provas

 

As provas do Concurso Vestibular de 2005 serão realizadas uma única fase e em um único dia, com exames específicos nas seguintes áreas:

 
 

Conhecimentos Gerais da Bíblia: A prova de Conhecimentos Gerais da Bíblia será composta de 40 questões sob a forma de testes de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, cada questão valendo 1 ponto, as quais devem permitir que os candidatos evidenciem facilidade do manuseio da Bíblia Sagrada, inclusive no domínio geral dos períodos bíblicos e seus personagens principais, entrosamento dos livros proféticos com os livros históricos, harmonia dos evangelhos e relação entre as epístolas paulinas e o livro de Atos. Para a realização destas questões é recomendável que o candidato estude, no mínimo, as seguintes obras: Bíblia de Genebra - Introdução e esboço de cada livro; Estudo Panorâmico da Bíblia, de Henriqueta Mears ( Editora Vida); Terra de Deus de O. Palmer Robertson (Editora Cultura Cristã).

Símbolos de Fé: A prova de Conhecimentos dos Símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil será composta de 25 questões sob a forma de testes de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, cada questão valendo 1 ponto, as quais devem permitir que os candidatos evidenciem conhecimento das principais pontos do sistema doutrinário adotado pela IPB tal como exposto na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Breve. ( Editora Cultura Cristã).

 

Português e Literatura:

 

- A prova de Língua Portuguesa e sua Literatura constará de 40 questões sob a forma de testes de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, e mais uma Redação. Nesta prova, cada questão de múltipla escolha valerá 1 ponto, e a Redação valerá mais 20 (vinte pontos).

 

- Vinte das questões, na forma de testes de múltipla escolha, deverão permitir que o candidato evidencie domínio da norma culta da língua portuguesa, inclusive quanto à ortografia e morfossintaxe das classes de palavras: flexão nominal e verbal, expressão de tempo, modo, aspectos e voz; correlação de tempos e modos, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pronomes, advérbios e conectivos. Para a realização destas questões é recomendável que o candidato estude, no mínimo, uma das seguintes obras: Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha; Gramática Essencial da Língua Portuguesa, de Luiz Antonio Sacconi; Gramática Normativa da Língua Portuguesa, de Rocha Lima. Normas de Comunicação em Língua Portuguesa de Hêndricas Nadólskis.

Apêndice

  1. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; sinais de pontuação.
  2. Acentuação gráfica: sílaba; divisão silábica; sílaba tônica; regras de acentuação gráfica.
  3. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras.
  4. Pronomes: pessoal; demonstrativo; possessivo; relativo.
  5. Colocação dos pronomes oblíquos átonos.
  6. Regência verbal e nominal.
  7. Concordância: Verbal e nominal.
  8. Crase.
  9. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração.
  10. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; figuras de linguagem.
 

- Outras vinte questões, formuladas na forma de testes de múltipla escolha, deverão permitir que o candidato evidencie a capacidade de ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza, literários e não-literários, sabendo reconhecer os elementos de coesão e fatores de textualidade que lhes dão coerência. Para a formulação dessas questões assume-se que o candidato tenha lido, sem exclusividade, obrigatoriamente, as seguintes obras: Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, Sermão do bom sucesso das armas de Portugal contra Holanda do Pe. Antonio Vieira, Claro Enigma de Carlos Drumond de Andrade. Bibliografia sugerida de literatura: Literatura Brasileira de William R. Cereja e Thereza C. Magalhães (Editora Atual), Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias, de José de Nicola (Editora Scipione), Livros Didáticos de Literatura para o 2º grau (Atual Ensino Médio)

 

A Redação

 

A redação consistirá de uma dissertação na qual o candidato deverá demonstrar capacidade para expor uma tese, apresentar os argumentos contrários e a favor da mesma e fornecer conclusões a partir de tema que mobilizem conhecimentos e opiniões. Espera-se que o candidato demonstre o domínio dos recursos lingüísticos necessários para a composição de textos coerentes, construídos em uma linguagem formal adequada à situação.

Na correção da redação, serão examinados cinco aspectos que os avaliadores considerarão, tanto quanto possível, separadamente. A cada um deles podem ser atribuídos até 4 pontos:

I – Capacidade do candidato para elaborar um texto em prosa adequado ao tema proposto;

II – Habilidade para desenvolver o tema de maneira consistente ao longo de todo o texto, demonstrando uso adequado da estrutura dos parágrafos e das frases, bem como da correta hierarquização e correlação das informações apresentadas;

III – Aptidão para estruturar o texto de maneira coesa (nas frases, períodos e parágrafos) e coerente em suas idéias, demonstrando concisão.

IV – Propriedade, pertinência e abrangência do vocabulário empregado (tanto à exposição de idéias, como aos padrões éticos predominantes na Igreja Presbiteriana do Brasil), além de ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação;

V – Maturidade da posição do candidato, a elaboração crítica, a solidez de seus argumentos e sua inventividade na condução dos mesmos.

Inglês:

- A prova de Língua Inglesa constará de 25 questões, sob a forma de testes de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada questão, com o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão de textos em língua inglesa, cujo grau de dificuldade seja compatível com o ensino fundamental e médio.

- A prova testará a habilidade e competência do candidato para leitura em língua inglesa. O candidato deverá ter em mente que "saber ler" não é uma tarefa passiva de simples decodificação do sentido das palavras. Trata-se de uma atividade ativa, de construção de sentido, em que o leitor tem um papel fundamental, utilizando, ao mesmo tempo, seus conhecimentos da estrutura e do vocabulário da língua e seu conhecimento prévio, que engloba seu conhecimento de mundo, do contexto sócio-histórico em que vive, seu conhecimento prévio específico do assunto, e de como os textos se organizam e funcionam. Não é objetivo da prova testar conhecimento abstrato sobre a língua inglesa e, por isso, ela não conterá questões que testem pontos gramaticais isolados. O conhecimento de gramática será importante na medida em que serve para a compreensão do texto, isto é, uma gramática funcional que será útil para o reconhecimento pelo leitor de estruturas e vocabulário básicos da língua.

- As perguntas sobre os textos em inglês serão formuladas em português e as respostas também serão dadas em português. Os textos versarão sobre temas relacionados à área de teologia.

- Por ocasião da realização das provas não será admitida qualquer forma de consulta, devendo as dúvidas, se houver, serem esclarecidas com o responsável pela aplicação das provas.

 

 



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