Coordenador

Rev. George Alberto Canelhas

 

Professores

Rev. Cláudio Marra

Rev. George Canêlhas

Rev. Jônatas Abdias de Macedo

Rev. Onezio Figueiredo

Rev. Sérgio Paulo de Lima

Rev. Valdeci da Silva Santos

 

Disciplinas Créditos Ementas
(TP01) Vocação e Espiritualidade 2 Examina a teologia bíblico-reformada da vocação. Concentra-se em temas como a natureza da vocação e as qualidades espirituais, morais e funcionais necessárias para o exercício dos ofícios eclesiásticos.
(TP02) Poimênica 2 Examina a teologia e prática bíblico-reformadas de espiritualidade. Abordam temas como a importância, natureza, meios e evidências da espiritualidade cristã.
(TP03) Aconselhamento 1 2 Apresenta as bases bíblico-teológicas para compreensão do Aconselhamento Bíblico e sua aplicação na igreja.
(TP04) Aconselhamento 2 2 Aprofunda os conceitos introdutórios dados em Aconselhamento 1 e sua aplicabilidade a casosconcretos de aconselhamento.
(TP05) Liderança 2 Estuda o modelo bíblico-reformado de liderança eclesiástica. Inclui instruções práticas relacionadas às qualidades, motivações, treinamento e exercício da liderança eclesiástica.
(TP06) Gestão Eclesiástica 2 Examina os princípios bíblico-reformados de administração eclesiástica. Inclui instruções sobre planejamento, organização, controle e atividades conciliares da igreja e o seu relacionamento com a constituição, estatutos e regimentos eclesiásticos e leis do país.
(TP07) Teologia de Missões 1 2 Estuda os fundamentos bíblicos e teológicos de missões à luz da teologia reformada.
(TP08) Teologia de Missões 2 2 Aplicar os fundamentos bíblicos e teológicos estudados em TM1, consolidando uma teologia reformada da missão de maneira prática.
(TP09) Evangelização 2 Examina o modelo bíblico-reformado de evangelismo. Aborda questões relacionadas à terminologia, pressuposições teológicas, princípios bíblicos, motivações, conteúdo, métodos e propósitos. Inclui instruções e atividades práticas.
(TP10) Educação Cristã 4 Examina os fundamentos e conceitos teórico-pedagógicos básicos da educação à luz do modelo de educação bíblico-reformado.
(TP11) Prática de Ensino 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de Educação Cristã, incluindo instruções e atividades práticasde ensino no contexto eclesiástico.
(TP12) Constituição e Ordem 1 2 Investiga o modelo bíblico-reformado de governo eclesiástico. Aborda temas como formas de governo, concepção de Igreja, poder, membros, ofícios e concílios eclesiásticos presbiterianos e sociedades internas.
(TP13) Constituição e Ordem 2 2 Aborda a disciplina eclesiástica, aplicação de penas, ritos processuais, recursos e restauração do faltoso.
(TP14) Homilética 2 Estuda o modelo bíblico-reformado de pregação. Abrange temas como teologia, conteúdo, propósitos e prática da pregação. Inclui discussões acerca do método, estilo e forma do sermão.
(TP15) Prática de Pregação 1 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação, através de exercícios práticos. Inclui a preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em passagens históricas do Antigo e Novo Testamento.
(TP16) Prática de Pregação 2 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação por meio de exercícios práticos. Inclui a preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em passagens dos evangelhos.
(TP17) Prática de Pregação 3 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação mediante exercícios práticos. Inclui preparação,pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas nas epístolas.
(TP18) Prática de Pregação 4 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação por meio de exercícios práticos. Inclui preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em textos poéticos.
(TP19) Prática de Pregação 5 2 Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação mediante exercícios práticos. Inclui preparação,pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em textos proféticos.
(TP20) Plantação e Revit. de Igrejas 4 Investiga o modelo bíblico-reformado de estabelecimento e fortalecimento de congregações locais. Inclui exame crítico de teorias correntes, assim como instruções e atividades práticas.
(TP21) Estágio 1 4 Instrui os alunos a preparar relatórios. Inclui atividade prática ministerial supervisionada, com apresentação de relatório.
(TP22) Estágio 2 4 Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.
(TP23) Estágio 3 4 Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.
(TP24) Estágio 4 4 Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.
(TP53) Adm. de Conflitos na Igreja 2 Examina e aplica os princípios bíblico-reformados de convivência eclesiástica. Inclui exegese de passagens bíblicas e discussões acerca da aplicação dos princípios bíblicos a conflitos mais frequentes.
(TP59) Missões Urbanas 2 Estuda a obra evangelística em contextos urbanos pela ótica bíblico-reformada. Examina o fundamento bíblico-teológico, os princípios missiológicos e culturais, problemas, oportunidades e estratégias para a comunicação do evangelho em aglomerados urbanos. Inclui atividades práticas.
(TP60) Técnicas de Comunicação 2 Estudo das técnicas de comunicação pessoal e em público pela ótica bíblico-reformada. Abordatemas como barreiras, meios, formas e elementos de comunicação. Inclui atividades práticas.