Campus_do_Seminário_JMCO Seminário Teológico Presbiteriano “Rev. José Manoel da Conceição” foi implantado em São Paulo em 11 de Fevereiro de 1980, como extensão do Seminário Presbiteriano do Sul, mas graças ao seu rápido desenvolvimento foi emancipado pelo Supremo Concílio em Julho de 1982.
Tanto na fase de extensão, quanto até o ano de 2002, o apoio do Instituto Mackenzie foi fundamental para a implantação e manutenção desta casa. Hoje ele é mantido pela Fundação Educacional Rev. José Manoel da Conceição, que subsidia o Seminário e fornece as instalações e os alojamentos aos alunos regularmente matriculados.
O Seminário JMC formou a sua primeira turma em Julho de 1984. Era o primeiro curso: Bacharelado em Teologia – Noturno. Em Fevereiro de 1992, deu início ao Bacharelado de Música Sacra e, no ano seguinte, deu início ao Bacharelado em Teologia Diurno.
Em meados de 1993, como resultado do acordo de cooperação entre a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Evangelical Presbyterian Church (EUA), foi criado o Centro de Pós-Graduação Dr. Andrew Albert Jumper, reativando, assim, o curso de Pós-Graduação que havia sido iniciado em 1982 pela Comissão Especial de Seminários da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Usando o nome do Rev. José Manoel da Conceição queremos, além de prestar justa homenagem ao primeiro pastor evangélico brasileiro (ordenado na Igreja Presbiteriana do Brasil em 17/12/1865), deixar clara nossa identificação com os objetivos de nossos antepassados de anunciar em nossa pátria um evangelho comprometido com a soberana graça de Deus visando uma reforma integral da Igreja e da sociedade em que vivemos.