Essas são as respostas para as perguntas mais frequentes:

  1. Por que escolher o Seminário JMC?
    Saiba os 21 motivos para se estudar no Seminário JMC.
  2. Quais os requisitos para entrar no Seminário JMC?
    Os requisitos são:
    – Prestar exame do Processo de Admissão da IPB (mais informações nas próximas perguntas abaixo e na entrevista com os diretores dos seminários da IPB na Rádio IPB);
    – Ser encaminhado pelo Presbitério (da Igreja Presbiteriana do Brasil) se for candidato ao ministério pastoral da IPB ou ser encaminhado pela Igreja, nos casos de outras denominações evangélicas ou não candidato ao ministério da IPB;
    – Ser membro da mesma Igreja Evangélica há, pelo menos, 03 (três) anos; e
    – Ter concluído ensino médio ou equivalente, em caso de estudo no exterior.Observações:
    – Antes de adentrar ao Seminário JMC, converse com seu pastor.
    – No encaminhamento do aluno, deverá ser informado o pastor responsável pela tutoria durante o período do aluno estar no seminário. 
  3. Já fiz vestibular (secular). Preciso realizar o Processo de Admissão da IPB?
    Sim, apenas o Processo de Admissão da IPB do ano correspondente é válido para entrar no seminário.
  4. Fiz o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado, é válido?
    Não, apenas o Processo de Admissão da IPB do ano correspondente.
  5. Fiz o Processo de Admissão no ano passado, preciso refazê-lo?
    Sim.
  6. Quando é o processo de admissão da IPB?
    Geralmente, as inscrições são de junho a agosto (inscrições no site da IPB – www.ipb.org.br) e a prova em um sábado de outubro do mesmo ano. O processo de admissão da IPB é anual, não semestral.
  7. Quais são as áreas avaliadas das provas?
    – Conhecimentos Gerais da Bíblia;
    – Símbolos de Fé da IPB – Confissão de Fé de Westminster e os Catecis­mos Maior e Breve (Doutrina IPB);
    – Língua Portuguesa;
    – Literatura Brasileira;
    – Redação; e
    – Língua Inglesa.
  8. Qual a data da prova?
    Para o processo de admissão em 2.020 para ingressar no ano de 2.021, será dia 03 de outubro de 2020 (sábado) das 10 horas às 17 horas (horário de Brasília), com intervalo das 13 horas às 14 horas (horário de Brasília).
  9. As aulas são presenciais?
    Sim, todas as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira no Seminário JMC.
  10. Existe curso online?
    Até o momento, o Seminário JMC realiza suas aulas apenas presencialmente.
  11. Quais os turnos?
    Os turnos para o Bacharel de Teologia são:
    Matutino: segunda a sexta (dias úteis) das 07h30 a 13h00 (Duração do curso: 4 anos).
    Noturno: segunda a sexta (dias úteis) das 19h00 às 22h15 (Duração do curso: 5 anos).
  12. Quanto tempo de duração do curso?
    A duração depende do turno: se matutino são 4 anos e noturno são 5 anos. No período matutino são realizadas três aulas e a noite são duas aulas por dia.
  13. Quantas disciplinas serão ministradas ao longo do curso?
    Por gentileza, verifique o conteúdo programático através do link: https://bit.ly/2VLtIP8
    Consulte as grades curriculares dos turnos: Matutino e Noturno.
  14. É possível dispensar disciplinas?
    Apenas as disciplinas do departamento de Cultura Geral, exceto línguas e Monografia, podem ser dispensadas para quem as estudou em Ensino Superior em instituição reconhecida pelo MEC (sujeito à análise do professor da disciplina, do coordenador e do diretor).
    Para dispensa das disciplinas de línguas (tais como Português, Inglês, Latim), o aluno assim que for matriculado no seminário deve fazer uma prova de proficiência e, se a nota for maior do que 7,0, o aluno fica dispensado.
    As demais disciplinas não podem ser dispensadas.
  15. Qual o valor da mensalidade?
    O valor da mensalidade para o ano de 2020 é de R$ 740,00 (setecentos e quarenta reais). Este valor poderá ser reajustado nos próximos anos. Até o momento, não há sistema de bolsa.
  16. Como funciona para adquirir o alojamento?
    É necessário que tenha, pelo menos, 30 km de distância do Seminário JMC e faça a solicitação no ato da matrícula.
  17. Quais documentos são necessários para o ato da matrícula?
    Após o resultado do Processo de Admissão da IPB, o candidato aprovado deverá trazer (a data será enviada por e-mail):1. Cópia simples do certificado de conclusão do curso médio ou equivalente. O certificado de conclusão do Ensino Superior também é aceito.2. Ofício (carta) original do Presbitério (para candidatos ao ministério da IPB) ou da Igreja (para não candidatos da IPB ou de outras igrejas evangélicas). 

    • Ofício do Presbitério deve conter as seguintes declarações:
      a) De que o matriculado é candidato ao ministério aprovado conforme a legislação da IPB;
      b) Indicar o Tutor Eclesiástico (nome completo, telefone, e-mail e endereço); e
      c) Compromisso de responsabilidade pelas despesas e gastos do estudante no Seminário.

     

    OU para não candidatos ao ministério da IPB:

    • Certidão expedida pelo Conselho da Igreja com as seguintes declarações:
      a) “Aluno não candidato ao ministério”;
      b) Indicar o Tutor Eclesiástico (nome completo, telefone, e-mail e endereço);
      c) Declaração de que é membro de igreja evangélica, perfeitamente integrado, há pelo menos três anos; e
      d) Termo de Compromisso de responsabilidade pelas despesas e gastos do estudante no Seminário.

    3. Atestado de Sanidade Física e Mental, fornecidos por médicos especialistas nas respectivas áreas, indicados pelo Concílio ou instituição que o encaminha.Para Atestado de Sanidade Física serão aceitos todos os especialistas, exceto psicólogo(a), e para Atestado de Sanidade Mental serão aceitos apenas laudos emitidos por psicólogo(a), psiquiatra ou neurologista. Os laudos devem ter, no máximo, um ano de emissão.
    4. Cópia simples da Cédula de identidade (RG) ou Documento comprobatório de sua residência regular no Brasil (nos casos de alunos estrangeiros).
    5. Declaração escrita a próprio punho em papel sulfite branco com assinatura e data de que conhece e acata as normas do Seminário (Manual do Seminarista JMC). Não é permitida declaração digitada.
    6. Duas fotos 3×4 recentes.
    7. Comprovante de depósito ou transferência no banco que será informado.
    8. Fichas da secretaria que serão enviadas por e-mail após a aprovação. Todas as fichas devem estar assinadas.
    Obs: Os documentos que não constam como cópia simples devem ser entregues os originais. Se os documentos não forem entregues, a matrícula não será efetuada.

  18. Posso visitar o Seminário JMC?
    Sim, o local é público, funciona de segunda a sexta-feira, entretanto, para assistir uma aula verifique previamente com a Secretaria.
    O horário de abertura, em dias letivos, é das 7h às 22h e nas férias (julho, dezembro e janeiro) verifique o horário.
  19. Posso participar de uma aula?
    Sim, apenas com a autorização prévia do diretor e do professor. Por gentileza, verifique com a secretaria antes de entrar na aula. Para mais informações:
    E-mails: seminariojmc@seminariojmc.br e secretaria@seminariojmc.br
    Telefones: (11) 5542-5676 / 5543-3534 / 5531-8452 / 2597-0805 / 2597-0806
  20. O Seminário JMC é reconhecido pelo MEC?
    Não, o Seminário JMC não é reconhecido pelo MEC.