Essas são as respostas para as perguntas mais frequentes:

  1. Por que escolher o Seminário JMC?
    Saiba os 21 motivos para se estudar no Seminário JMC.
  2. Quais os requisitos para entrar no Seminário JMC?
    Os requisitos são:
    – Prestar exame do Processo de Admissão (vestibular) da IPB (mais informações nas próximas perguntas abaixo);
    – Ser encaminhado pelo Presbitério (da Igreja Presbiteriana do Brasil) se for candidato ao ministério pastoral da IPB ou ser encaminhado pela Igreja, nos casos de outras denominações evangélicas ou não candidato ao ministério da IPB;
    – Ser membro da mesma Igreja Evangélica há, pelo menos, 03 (três) anos; e
    – Ter concluído ensino médio ou equivalente, em caso de estudo no exterior.

    Observações:
    – Antes de adentrar ao Seminário JMC, converse com seu pastor.
    – No encaminhamento do aluno, deverá ser informado o pastor responsável pela tutoria durante o período do aluno estar no seminário.

  3. Já fiz vestibular (secular), preciso realizar o Processo de Admissão (vestibular) da IPB?
    Sim, apenas o Processo de Admissão da IPB do ano correspondente é válido para entrar no seminário.
  4. Fiz o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado, é válido?
    Não, apenas o Processo de Admissão da IPB do ano correspondente.
  5. Fiz o Processo de Admissão (vestibular) ano passado, preciso refazê-lo?
    Sim.
  6. Quando é o processo de admissão da IPB?
    Geralmente, as inscrições são de junho a agosto (inscrições no site da IPB – www.ipb.org.br) e a prova em um sábado de outubro do mesmo ano. O processo de admissão da IPB é anual, não semestral.
    Para o ingresso em 2.020, as inscrições serão de 18 de junho a 31 de agosto e a prova será em 05 de outubro. Treine as provas anteriores.
  7. Quais são as áreas avaliadas das provas?
    – Conhecimentos Gerais da Bíblia;
    – Símbolos de Fé da IPB – Confissão de Fé de Westminster e os Catecis­mos Maior e Breve (Doutrina IPB);
    – Língua Portuguesa;
    – Literatura Brasileira;
    – Redação; e
    – Língua Inglesa.
  8. Qual a data da prova?
    Para o processo de admissão em 2.019 para ingressar no ano de 2.020, será dia 05 de outubro de 2019 (sábado) das 10 horas às 17 horas (horário de Brasília), com intervalo das 13 horas às 14 horas (horário de Brasília).
  9. As aulas são presenciais?
    Sim, todas as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira no Seminário JMC.
  10. Existe curso online?
    Até o momento, o Seminário JMC realiza suas aulas apenas presencialmente.
  11. Quais os turnos?
    Os turnos para o Bacharel de Teologia são:
    Matutino: das 07h30 a 13h00 (Duração do curso: 4 anos).
    Noturno: das 19h00 às 22h15 (Duração do curso: 5 anos).
  12. Quanto tempo de duração do curso?
    A duração depende do turno: se matutino são 4 anos e noturno são 5 anos. No período matutino são realizadas três aulas e a noite são duas aulas por dia.
  13. Quantas disciplinas serão ministradas ao longo do curso?
    Por gentileza, verifique o conteúdo programático através do link: https://bit.ly/2VLtIP8
    Consulte as grades curriculares dos turnos: Matutino e Noturno.
  14. Qual o valor da mensalidade?
    O valor da mensalidade para o ano de 2019 é de R$ 715,00 (setecentos e quinze reais). Este valor poderá ser reajustado nos próximos anos. Até o momento, não há sistema de bolsa.
  15. Como funciona para adquirir o alojamento?
    É necessário que tenha, pelo menos, 30 km de distância do Seminário JMC e faça a solicitação no ato da matrícula.
  16. Quais documentos são necessários para o ato da matrícula?
    Após o resultado do Processo de Admissão (vestibular) da IPB, o candidato aprovado deverá trazer apenas em janeiro (a data será enviada por e-mail):
    Aprovação no Vestibular (cópia simples do e-mail com o número de inscrição e cadastro, junto do resultado divulgado com destaque para a aprovação).
    – Cópia simples do certificado de conclusão do curso médio ou equivalente. O certificado de conclusão do Ensino Superior também é aceito.
    – Atestado de Sanidade Física e Mental, fornecidos por médicos especialistas nas respectivas áreas, de preferência indicados pelo Concílio ou instituição que o encaminha.
    Para Atestado de Sanidade Física serão aceitos todos as especialidades, exceto psicólogo(a) e psiquiatra, e para Atestado de Sanidade Mental serão aceitos apenas laudos emitidos por psicólogo(a), psiquiatra ou neurologista. Os laudos devem ser recentes, com pelo menos, três meses de emissão antes da matrícula (que será em janeiro de 2.020), ou seja, com emissão em outubro, novembro ou dezembro de 2019. Laudos antecedentes a esse prazo não poderão ser aceitos.
    – Cópia simples da Cédula de identidade (RG) ou Documento comprobatório de sua residência regular no Brasil (nos casos de alunos estrangeiros).
    Declaração escrita a próprio punho em papel sulfite branco com assinatura e data de que conhece e acata as normas do Seminário. Não é permitida declaração digitada.
    – Duas fotos 3×4 recentes.
    Comprovante de depósito ou transferência referente a matrícula (e mensalidade de janeiro) no banco e valor que serão fornecidos por e-mail.
    Fichas da secretaria preenchidas e assinadas.Se candidato ao Sagrado Ministério pela IPB:
    Ofício original do Presbitério encaminhando o candidato, acompanhado das declarações abaixo conforme impressos do Seminário:
    a) De que o matriculado é candidato ao ministério aprovado conforme a legislação da IPB.
    b) Declaração de quem lhe seja o Tutor Eclesiástico (só poderá ser pastor ordenado/presbítero docente).
    c) Compromisso de responsabilidade pelas despesas e gastos do estudante no Seminário.Se não for candidato ao Sagrado Ministério ou membro de outra igreja evangélica, deve enviar:Certidão expedida pelo conselho da sua igreja (IPB) com seguinte declarações:
    a) “aluno não candidato ao ministério enviado pelo conselho da IPB”,
    b) Indicação de quem lhe seja o Tutor Eclesiástico (apenas pastor).
    c) Declaração de que é membro de igreja evangélica, perfeitamente integrado, há pelo menos três anos.
    d) Termo de Compromisso de responsabilidade pelas despesas e gastos do estudante no Seminário.OU Certidão expedida pelo conselho da sua igreja – ou órgão equivalente, no caso de interessado não filiado a uma igreja presbiteriana – acompanhada das declarações abaixo:
    a) Indicação de quem lhe seja o Tutor Eclesiástico (apenas pastor).
    b) Declaração de que é membro de igreja evangélica, perfeitamente integrado, há pelo menos três anos.
    c) Termo de Compromisso de responsabilidade pelas despesas e gastos do estudante no Seminário.Obs: os documentos que não constam como cópia simples devem ser entregues os originais.
  17. Posso visitar o Seminário JMC?
    Sim, o local é público, funciona das 7h as 22h de segunda a sexta-feira, entretanto, para as aulas verifique previamente.
  18. Posso participar de uma aula?
    Sim, apenas com a autorização prévia do diretor e do professor. Por gentileza, verifique com a secretaria antes de entrar na aula.Para mais informações:
    Secretaria JMC
    E-mails: seminariojmc@seminariojmc.br e secretaria@seminariojmc.br
    Telefones: (11) 5542-5676 / 5543-3534 / 5531-8452 / 2597-0805 / 2597-0806