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Professores

Dispensa

Apenas as disciplinas do departamento de Cultura Geral, exceto línguas e Monografia, podem ser dispensadas para quem as estudou em Ensino Superior em instituição reconhecida pelo MEC (sujeito à análise do professor da disciplina, do coordenador e do diretor).

Para dispensa das disciplinas de línguas (tais como Português, Inglês), o aluno assim que for matriculado no seminário deve fazer uma prova de proficiência e, se a nota for maior do que 7,0, o aluno fica dispensado.

DisciplinasCréditosEmentas
(CG01) Português 12Revisa e aprofunda o conhecimento da gramática da língua portuguesa. Concentra-se no estudo da morfologia aplicada ao texto.
(CG02) Português 22Revisa e aprofunda o conhecimento da gramática da Língua Portuguesa. Concentra-se no estudo da sintaxe aplicada ao texto, incluindo análise de textos bíblicos e teológicos.
(CG03) Português 32Revisa e aprofunda o estudo da interpretação e produção de textos nos diversos gêneros, na perspectiva da análise de discurso.
(CG04) Português 42Revisa e aprofunda a prática da produção textual. Concentra-se na produção de textos de diversos gêneros acadêmicos e eclesiásticos, suas estruturas e tipologias, incluindo redação oficial.
(CG05) Inglês Instrumental4Introdução à leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa, específicos da área teológica, incluindo exercícios práticos de tradução e interpretação. Estratégias de leitura e de aquisição de língua.
(CG56) Inglês Instrumental 22Aprimoramento da leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa, específicos daárea de teologia, incluindo exercícios práticos de tradução e interpretação.
(CG06) Metodologia da Pesquisa Científica2Apresenta os métodos e técnicas de pesquisa científica. Inclui o estudo de critérios e normas da ABNT e produção de trabalhos acadêmicos.
(CG07) Psicologia Geral2Investiga os aspectos psicológicos da personalidade humana. Inclui os fundamentos da Psicologia e das principais escolas de Psicologia à luz da Teologia Reformada. Envolve análise crítica, engajamento e reflexão teológica.
(CG62) Psicologia da Religião2Investiga os aspectos psicológicos do fenômeno religioso pela ótica bíblico-reformada. Inclui temas como correntes teóricas, experiências religiosas, misticismo religioso e a relação entre desenvolvimento psicológico e desenvolvimento espiritual. Envolve análise crítica, engajamento e reflexão teológica.
(CG08) Introdução à Filosofia2Introduz os alunos aos conceitos básicos da Filosofia. Inclui a análise do processo de formação do conhecimento, estimulando a compreensão das ideias que movem o mundo e suas consequências diante do pensamento reformado.
(CG09) História da Filosofia 12Apresenta um panorama histórico das principais escolas, filósofos e pensamentos filosóficos nasidades Antiga e Medieval, à luz do pensamento bíblico-reformado.
(CG65) História da Filosofia 22Apresenta um panorama histórico das principais escolas, filósofos e pensamentos filosóficos nasidades Moderna e Contemporânea, à luz do pensamento bíblico-reformado.
(CG58) Lógica2Introduz os alunos aos conceitos básicos da lógica. Inclui o estudo da lógica proposicional e de primeira ordem e noções de lógicas não clássicas.
(CG010) Sociologia Geral2Introduz os alunos aos conceitos básicos da Sociologia, estuda o fato social, grupos sociais, elementos estruturais, atividades e funções dos grupos, fatores da vida e do progresso social.
(CG011) Antropologia Geral e da Religião2Analisa os aspectos culturais da sociedade humana e suas cosmovisões. Inclui discussões acerca da natureza da cultura, organização familiar, econômica, política, religiosa, linguística e estética, pela perspectiva bíblico-reformada.
(CG012) Monografia 12Examina as principais etapas para a elaboração de trabalhos científicos. Aborda a determinaçãodo tema, pesquisa preliminar, elaboração do projeto de pesquisa, pesquisa definitiva, redação do texto, estrutura do trabalho e normas técnicas. Inclui trabalho prático de elaboração de um projeto de pesquisa.
(CG013) Monografia 24Atividade prática de conclusão da execução do projeto da monografia, sob acompanhamento do orientador. O discente deverá entregar o trabalho monográfico para apresentação pública e avaliação da banca examinadora.

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev José Manoel da Conceição;
Licenciatura Plena em Filosofia, História e Psicologia – F.A.I.;
Mestre em Ciências da Religião pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie;
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.
Doutorando em ministério pelo CPAJ/Reformed Theological Seminary.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev José Manoel da Conceição;
Mestre em Novo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.
Doutorando em Estudos Educacionais pela Talbot School of Theology, Biola University

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição.
Graduado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho.
Pós-graduado em Educação e Relações Étnico-Raciais pela Faculdades Integradas Campos Salles.
Pós-graduado em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Elíseos.
Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Rev. José Manoel da Conceição.
Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção.
Mestre em Teologia (THM) com concentração em Filosofia pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper.
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Doutor em Educação, Arte e história da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição;
Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
Mestre em Teologia Pastoral – Aconselhamento – pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper;
Doutor em Teologia Pastoral (Ph.D) pela North-West University (NWU) em Potchefstroom, SA.

Mestrado na Alemanha com especialização em música dos séculos 17 e 18;
Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião; Lecionou na University of San Diego, California, EUA, e recebeu bolsa de estudo para o curso de doutorado na University of Southern California, Los Angeles; Maestro Convidado da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha e da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA; Maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Sinfônica de Ribeirão Preto.
Atualmente é maestro principal da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam, Alemanha, e Coordenador Geral da Coordenadoria de Arte e Cultura do IP Mackenzie. Foi membro da Comissão Nacional de Música da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Psicóloga formada pelas Faculdades São Marcos, com especialização em Orientação Profissional;
Formada em Música pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição;
Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo;
Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de São Paulo;
Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
Mestre em Teologia e Filosofia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.