8 dicas para escrever de Neil Gaiman

“Perfeição é como perseguir o horizonte. Continue andando.”

 

No inverno de 2010, inspirado no texto 10 regras de escrita por Elmore Leonard publicadas no The New York Times, há quase uma década atrás, o The Guardian procurou alguns dos autores mais célebres e pediu que cada um oferecesse os seus mandamentos. Após as 10 regras de escrita de Zadie Smith, aqui vêm 8 do primeiro e único Neil Gaiman.

 

1. Escreva.

2. Coloque uma palavra após a outra. Encontre a palavra certa, coloque-a.

3. Termine o que você está escrevendo. O que quer que você tenha que fazer para terminá-lo, faça.

4. Coloque de lado. Leia fingindo que você nunca leu antes. Mostre aos amigos cuja opinião você respeita e que gosta do tipo de coisa que é.

5. Lembre-se: quando as pessoas dizem que algo está errado ou não funciona para elas, estão quase sempre certas. Quando lhe dizem exatamente o que pensam que está errado e como corrigi-lo, elas estão quase sempre erradas.

6. Corrija-o. Lembre-se que, mais cedo ou mais tarde, antes que o texto atinja a perfeição, você terá que deixá-lo ir e seguir em frente, e começar a escrever o próximo assunto. Perfeição é como perseguir o horizonte. Continue andando.

7. Ria de suas próprias piadas.

8. A regra principal da escrita é que, se você fizer isso com suficiente segurança e confiança, poderá fazer o que quiser. (Isso pode ser uma regra para a vida, assim como para a escrita. Mas é definitivamente verdade para escrever.) Então escreva a sua história, pois ela precisa ser escrita. Escreva honestamente e diga da melhor maneira possível. Não tenho certeza se existem outras regras. Não que importem.

Comments

G-BJPJGFD6S2