O objetivo da Teologia

 

Por Michael F. Bird

 

A mais significativa razão pela qual a teologia torna-se necessária é porque ela tem um benefício particular para os crentes e suas comunidades. Na generosa e poética abertura da carta de Paulo aos Efésios, o apóstolo ora por eles: “Eu continuo pedindo que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, possa dar-lhes o Espírito de sabedoria e revelação, para que vocês possam conhecê-lo melhor ” (Ef 1.17, itálico adicionado). Observe que o objetivo de nossa instrução nas Escrituras e o propósito do nosso exame da fé cristã é conhecer melhor a Deus, para que possamos crescer em nosso conhecimento de Deus e abundar em discernimento e intimidade. Isso foi expresso de modo mais apropriado por Anselmo, que falou de uma “fé que busca entendimento” (fides quaerens intellectum). Isso não significa tentar substituir a fé pela doutrina; em vez disso, significa algo como buscar um conhecimento mais profundo de Deus através da fé informada pelo aprendizado – não um conhecimento puramente cognitivo, mas um crescimento para um relacionamento mais próximo com alguém que nos ama.

A teologia é nossa tentativa de aprofundar o nosso relacionamento com Deus, por ter um conhecimento mais profundo com sua pessoa e obra. Ao nos envolvermos num estudo teológico planejado, aspiramos nos tornar “maduros e plenamente seguros” (Cl 4.12) e, assim, “verdadeiramente [compreendemos] a graça de Deus” (Cl 1.6). Inácio de Antioquia, bispo e mártir da igreja, instruiu aos crentes em Magnésia com estas palavras: “Portanto, estejam ansiosos por estarem firmados nos preceitos do Senhor e dos apóstolos, a fim de que, em tudo quanto possam prosperem física e espiritualmente, na fé e no amor, no Filho e no Pai e no Espírito, no princípio e no fim” [Ignatius, Magn. 13.1.]. Se quisermos prosperar e crescer espiritualmente, é necessário estarmos ancorados, enraizados e ancorados nos ensinamentos que foram entregues por Jesus e pelos apóstolos.

Leitura recomendada:
1. Grenz, Stanley J., and Roger E. Olson. Who Needs Theology? An Invitation to the Study of God. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1992.
2. McGrath, Alister E. The Passionate Intellect: Christian Faith and Discipleship of the Mind. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2010.
3. Migliore, Daniel. Faith Seeking Understanding: An Introduction to Christian Theology. Grand Rapids: Eerdmans, 1991, pp. 2–7.
4. Welker, Michael, and Cynthia A. Jarvis, eds. Loving God with Our Minds: The Pastor as Theologian. Grand Rapids: Eerdmans, 2004.

Michael F. Bird, Evangelical Theology – A Biblical and Systematic Introduction, in loci, 1.4.2 [EPUB]
Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

Comments

G-BJPJGFD6S2